Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Sessão da Câmara discute, mais uma vez, problema dos motoristas da prefeitura

28 de Março de 2012, às 11:00

Por José Carlos Assunção Novaes

Mais uma vez, os motoristas da Prefeitura Municipal de Iguaí retornaram à Câmara de Vereadores para cobrar a retirada da gratificação dos salários de alguns funcionários do setor, ontem (27). Os vereadores se posicionaram favoráveis às reivindicações, mas disseram não poder resolver o problema, apenas se comprometendo a buscar um possível diálogo com o prefeito Ronaldo Moitinho, buscando soluções para o problema.

 


Durante a sessão, o vereador Dema Rios comentou que faltava uma justificativa para a decisão da retirada das gratificações e disse ser “obrigação de todos os vereadores se empenharem nessa luta”. Solicitou do Presidente da Câmara, Ranulfo Moreira, que marcasse uma reunião ainda para esta semana com o prefeito municipal. Também aproveitou para falar da situação do Bairro Jailton Matos (Dr. Tinho) que, segundo o vereador, “está com problemas no saneamento básico e no calçamento, que precisam ser solucionados”. Dema Rios ainda enfatizou o gasto da prefeitura com peças de automóveis, “chegando à quantia de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais)”, que, de acordo com suas palavras, “daria para comprar três carros para a prefeitura”.

Fazendo uso da palavra, o vereador Osmário Rocha disse que gostaria de estar ali na tribuna para “agradecer ao prefeito pela resolução do problema dos motoristas, mas encontra, cada vez mais, a tristeza de pais de famílias e a preocupação em pagar as suas dívidas”. Osmário também comentou sobre a fala do Assessor de Gabinete, Urivaldo Campos, que esteve na câmara para dizer que o problema dos motoristas se resolveria com diálogo: “mas a partir de amanhã, estarei apoiando o que a classe determinar, o que eles decidirem”, orientando para que os motoristas procurassem um advogado e entrassem com um mandado de segurança contra a prefeitura. O vereador também falou sobre as manilhas que são fabricadas pela prefeitura, para que “não fossem desviadas para quem não tem necessidade” e fossem utilizadas em obras como o saneamento de um loteamento em Iguaibi, onde “os moradores querem construir, mas não têm como se locomover por causa de 30 a 40 metros de esgoto”.

Logo a seguir, o vereador Rubeval Pinto falou que, na sessão passada, não comentou a respeito da situação dos motoristas, pois esperava uma resolução, mas, há quinze dias, tinha feito um comentário sobre a retirada das gratificações e que ele também foi vítima, quando o governo do estado retirou as gratificações de todos os funcionários do seu setor de trabalho.  O vereador declarou ser “totalmente contra qualquer ato que venha a prejudicar o funcionário por perseguição política”. Fez um apelo para que o problema fosse resolvido, pois “nos últimos quinze dias, não se fala outra coisa em Iguaí e como vereador jamais iria se calar, pois é totalmente contra”, enfatizou e que, se dependesse dele, jamais seria retirada a gratificação. Também disse que acredita que o prefeito vai resolver essa situação e vai, juntamente com os outros vereadores, solicitar uma solução para o problema. Rubeval também comentou que, na próxima sessão, apresentará uma solicitação para a implantação de um cursinho pré-vestibular gratuito em Iguaí.

Enedino Pinto iniciou a sua fala, expressando a sua satisfação em ver a câmara lotada, com todos preocupados em resolver o problema. Pediu a atenção para ser ouvido e depois ser tomada uma decisão. Nedo disse aos motoristas que nenhum vereador é contra a luta da classe, em relação ao problema apresentado, mas “não é um projeto que veio para a câmara, se fosse um projeto eles não aprovariam, pois todo vereador que se posiciona contra o povo, perde o apoio popular”. Também comentou que é muito importante quando se sabe buscar o seu direito, mas se sabe também respeitar. Disse que tem a sua consciência tranquila, porque tudo o que faz, é para ajudar as pessoas. Ainda salientou que “tudo que é feito pelo município, passa primeiro pela câmara”. O vereador aproveitou também para convidar os presentes e a população de um modo geral para as inaugurações no distrito de Palmeirinha e Ponto Chique, com data ainda a ser confirmada. Solicitou uma resolução para a energia no Bairro Dr. Tinho, que é um problema a ser resolvido há mais de doze anos. Parabenizou também o prefeito pela inauguração das casas do Bairro Novo.

Também o vereador Welton Amado comentou sobre a entrega das casas no Bairro Novo, que acontecerá nesta sexta-feira (30), agradecendo ao prefeito por beneficiar os moradores. O vereador falou sobre a reunião que aconteceu no DERBA, em Itapetinga, para solicitar uma solução para a rodovia que liga Ponto de Astério a Poções, que se encontra em estado precário. Welton comentou sobre o Estatuto do Magistério, que estará sendo enviado para a Câmara até o final do mês de abril para ser aprovado. Falou ainda sobre o calçamento do bairro Zacarias Matos e parabenizou o prefeito por mais essa realização.

Disse também que não havia se pronunciado sobre o problema dos motoristas na semana passada, porque “não havia falado com o prefeito”, mas esteve com ele e resposta é que “ele não estaria respondendo à reivindicação”. Segundo o vereador, “o prefeito disse que a categoria se organizasse e recorresse ao sindicato”. Welton Amado salientou que não havia vínculo entre a gestão atual e a anterior. A gratificação havia sido retirada e depois foi dada posteriormente. Disse que entende a necessidade, mas “se dependesse de um projeto, teria a responsabilidade e até o interesse em aprová-lo”.

A vereadora Ionara Caroso justificou a sua ausência nas últimas sessões, por problemas de saúde, e disse que não havia procurado o prefeito para saber a sua opinião. Segundo ela, acreditava nas palavras do colega Welton Amado, por isso não iria “ficar alimentando a manifestação dos motoristas”, mas iria conversar com o prefeito para emitir a sua opinião e que estava comovida com a situação dos funcionários que perderam as suas gratificações. A vereadora enfatizou que vai tentar negociar e ser mediadora dos motoristas em relação ao problema.

Novamente, o vereador Dema Rios fez uso da palavra e, mais uma vez, solicitou ao Presidente da Câmara para agendar uma reunião com o prefeito. Sugeriu, ainda, que o presidente fizesse um ofício para que todos os vereadores assinassem, marcando uma reunião com o prefeito na quinta-feira (29) na Câmara de Vereadores.

O Presidente da Câmara, Ranulfo Moreira, disse que entraria em contato com o prefeito para verificar a possibilidade da reunião, mas que, em conversa com ele, “o prefeito disse que está dentro da lei e que não resolveria o problema da gratificação e mandou os funcionários procurarem a justiça”. O presidente falou que espera que “o prefeito volte atrás, se sensibilize e resolva o problema até a próxima segunda-feira”. Também comentou que não quer fazer média com ninguém, mas está do lado dos motoristas e vai buscar, juntos com os vereadores, uma solução para o problema. Sobre o problema das manilhas, disse já ter conversado com o prefeito e que o problema de Iguaibi será resolvido, pois já há autorização para ser feito o saneamento do loteamento daquele distrito.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia