Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Bahia está acima da média nacional em investimentos na saúde

14 de Abril de 2012, às 11:00

Por AGECOM/BA

Quando se tratam de investimentos na área da Saúde, a Bahia sai na frente. Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado está acima da média nacional com ampliação de 31%, nos últimos dois anos, do atendimento somente na atenção básica. Para intensificar ainda mais as ações no setor, o governo estadual anunciou a construção de 100 unidades de saúde da família (USF) com investimento total de R$ 15 milhões, durante o Encontro para o Fortalecimento da Atenção Básica na Bahia, realizado nesta sexta-feira (13), na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

 

Foto: stracing.com

 

Também foram entregues seis unidades odontológicas móveis, de um total de 22 disponibilizadas este ano pelo Ministério da Saúde para municípios baianos, e 125 ambulâncias de suporte básico, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia, com recursos do Tesouro Estadual.

O município de Iuiú, localizado no sudoeste do estado, foi um dos beneficiados com ambulância. O prefeito da cidade, Reinaldo Góes, afirma que o novo equipamento vai auxiliar no transporte de pacientes até o Hospital Regional de Guanambi, a 100 quilômetros do município. “Está vindo numa boa hora porque precisávamos desta ambulância para servir bem aos moradores. Só tenho o que agradecer”, disse. No ano passado, os moradores de Iuiú receberam um Posto de Saúde da Família (PSF).

Maior expansão 

Outro gestor que está comemorando os investimentos estaduais na saúde de sua cidade é o prefeito de Ruy Barbosa, na região da Chapada Diamantina, Bonifácio Dourado. “O município não tem recursos para resolver os problemas relacionados ao setor da saúde e é bom contar com o apoio do Estado e da União”, enfatizou.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, desde 2007 foram viabilizados recursos estaduais para a construção de 485 novos Postos de Saúde da Família, com os 100 anunciados nesta sexta-feira serão quase 600 construídos. Ainda serão disponibilizados R$ 120 milhões para reforma e ampliação das unidades já existentes. “É a maior recuperação de unidades de saúde já feita no estado com o apoio do Governo Federal junto com a grande expansão de Postos de Saúde viabilizada pelo Governo do Estado na Bahia”, ressaltou. 

Além dos postos, Solla informou que os municípios, principalmente os que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), também contarão com o Programa Farmácia da Bahia. O objetivo é construir farmácias públicas em municípios com menos de 15 mil habitantes, garantindo assistência farmacêutica adequada à população dessas pequenos localidades.

Fortalecimento da Atenção Básica

Entre 2007 e 2011, houve um crescimento na cobertura da Estratégia de Saúde da Família e de saúde bucal no estado da Bahia de 23,70% e 55,67%, respectivamente. No mesmo período, foram implantados 124 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), ocorrendo um aumento gradual no número de núcleos em todo o estado. 

“Estamos com incremento na Atenção Básica três vezes maior do que a média do Nordeste. Nós temos que trabalhar com a prevenção e esta passa pela atenção básica, assistência às famílias e o trabalho feito pelos agentes comunitários de saúde”, disse o governador Jaques Wagner.  Ele informou ainda que estão sendo reformadas e construídas unidades de saúde, além da entrega de ambulâncias e unidades móveis de odontologia em vários municípios. “Vamos continuar investindo na saúde”, afirmou.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia