Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

'Estudetes' fazem paródia de novela para retratar greve no ensino da Bahia

19 de Junho de 2012, às 11:00

Vídeo foi inspirado nas 'empreguetes' da novela Cheias de Charme. Greve já dura mais de 60 dias; governo diz que busca normalizar aulas.

Tatiana Maria Dourado/G1 BA

Fãs das "empreguetes" da novela Cheias de Charme, da TV Globo, três estudantes recriaram o hit e o clipe das domésticas para criticar a greve no ensino estadual da Bahia, que já dura mais de 60 dias. O vídeo completo traz cenas dos erros de gravação e um manifesto cobrando do governo uma solução para acabar com a greve dos professores (confira a íntegra do manifesto no fim do texto). Postado no Youtube há cinco dias, o vídeo tem mais de 105 mil visualizações.

 

Isabele, Bruna e Jamile (Foto Felipe Britto/ Arquivo Pessoal)

 

Procurada pelo G1, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia diz, em nota, que avalia o vídeo das estudantes como uma "paródia do momento", que é a ausência de aulas na rede estadual. O governo do Estado afirma que "vem fazendo um esforço para assegurar a normalidade das aulas".

Desde a postagem do vídeo, as garotas contam que são reconhecidas nas ruas de Itaparica, cidade situada na costa esquerda da Baía de Todos os Santos, onde moram, e têm se acostumado a dar entrevistas à imprensa local. "A sensação é muito boa, tomara que não acabe", diz Isabele Alcântara, de 20 anos, que representa a personagem Maria da Penha (Thaís Araújo) em "Vida de Estudetes", título da versão baiana.

Além de Isabele, a paródia da letra e a coreografia foram compostas pelas primas Bruna e Jamile Moreira, de 18 anos. Todas estão matriculadas no 3° ano do Colégio Estadual Democrático Jutahy Magalhães e pretendem cursar direito. O vídeo é resultado de um trabalho escolar proposto pela professora Maísa Paulo, única que dá aula na unidade de ensino durante o movimento grevista.

"A professora passou o trabalho para toda a classe. Cada grupo ficou com um tema, que podia ser o aquecimento global, a seca. Nós pensamos sobre a greve. Não foi para se mostrar, foi um trabalho, demos o nosso melhor, porque valia dois pontos. Quando estourou na internet, a gente ficou doida, doida, doida", descreve Isabele.

Reunidas na casa de Bruna Moreira em uma noite de quarta-feira, a música do clipe foi construída em duas horas. "Todo dia acordo cedo, me bato com o porteiro, me dizendo meia volta, que não vai rolar..." é o começo. "Curtimos muito a novela, ensaiamos pouquíssimo, a coreografia nós criamos na hora. Pensamos o que falar sobre a greve, queríamos transmitir uma mensagem, porém sem ofender a ninguém", explica Bruna, que, na novela, prefere Maria do Rosário (Leandra Leal).

Trabalho de escola
A professora Maísa Paulo pediu aos seus alunos do 3° ano que retratassem em um vídeo problemas políticos e sociais. Segundo conta, ela optou por não aderir ao movimento para continuar recebendo o salário e poder comprar os remédios que toma mensalmente. Com a escola fechada, os estudantes têm aulas no pátio.

Em média, são 100 alunos por série, da 1ª à 3ª. "Ligo a caixa de som para usar o microfone. Já cheguei a dar aula na rua, porque um dia [os professores grevistas] fizeram um piquete e me proibiram de entrar. Peguei todos os alunos, levei para a rua e dei uma aula sobre a história da Ilha de Itaparica”, conta.

Pedido da categoria

Os professores pedem reajuste de 22,22%. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional e depois ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo Executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio.

Proposta do governo

No dia 4 de junho, foi anunciado à categoria a proposta consolidada onde governo concede aos professores licenciados promoção, por meio de curso, com ganho real de 7%, em novembro deste ano, e mais 7% em abril de 2013. Somando aos reajustes já concedidos este ano (6,5%), a proposta resulta em ganho total de 22 a 26%.

Confira a íntegra do manifesto presente no fim do vídeo:

"O governo e seus representantes tratam este fato com DESCASO, pois não abrem canais de negociação com os professores.

Estamos nos mobilizando, através dos meios virtuais, para mostrar que estudantes, pais, e professores estão indignados com esta situação e exigimos do governo uma solução rápida e eficiente, uma vez que é incalculável o prejuízo intelectual imposto aos jovens e crianças da Bahia. Propomos que as reivindicações não se reduzam apenas às questões salariais, que tbm é mto importante, mas que englobe reivindicações como

* REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES;
* REDUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA;
* CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES, SOMENTE COM NÍVEL SUPERIOR
* ACELERAÇÃO DOS PROCESSOS DE APOSENTADORIAS.

Todo mundo pode AJUDAR e APOIAR a nossa luta pelo retorno das aulas e respeito aos professores, COMPARTILHANDO este vídeo e CURTINDO nossa página para dar a visibilidade necessária, fazendo com que o governo entenda que a sociedade não está satisfeita com sua postura de OMISSÃO, agindo com descaso como se nada estivesse acontecendo.

"Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer saída
Para qualquer parte..." Titans (sic)
Nós queremos EDUCAÇÃO...JÁ!"

 

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia