Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

TRE identifica maior disposição dos baianos para trabalhar como mesários

04 de Julho de 2012, às 11:00

Por A Tarde

"Sinceramente, não vou perder o final de semana para trabalhar em prol da eleição de políticos corruptos. Já não basta eu ser obrigado a ir votar? Ser mesário é você pagar pelos seu pecados". Embora o desabafo da estudante de farmácia, Juliana Gonçalves, 22 anos, represente o desinteresse de muitos brasileiros em atuar como mesário no País, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já identifica uma maior disposição dos baianos em servir nas eleições.

 

Foto: Tumtum News

 

Para reduzir o número de mesários convocados compulsoriamente, o que costuma provocar insatisfação dos escolhidos, o TRE-BA desenvolve há seis anos o projeto Mesário Voluntário. Só em 2012, o órgão já registrou a inscrição de 2.749 pessoas em toda a Bahia – mil a mais que o número obtido no mesmo período de 2010.

O projeto Mesário Voluntário foi implantado, em 2006, pelas 39ª, 40ª e 41ª Zonas Eleitorais, que ficam em Vitória da Conquista (sudoeste do Estado). Em 2008, o programa já havia sido expandido para todo a Bahia, sendo implementado pelas 205 Zonas Eleitorais de todo o Estado.

Convocados

O editor de TV Edinaldo Júnior, 26, que trabalha nas eleições desde os 19 anos, afirma que só está neste serviço por causa da obrigatoriedade. "Nunca me perguntaram nada (se eu queria ou não trabalhar). O que a gente escuta falar nos Colégios Eleitorais é que depois de cinco pleitos o nome sai do sistema. Este ano seria o meu quinto e vamos ver se eles vão me chamar", ironiza.

Entretanto, há exemplos de quem trabalhou nas eleições e considera ter tido boas experiências. É o caso da estudante de enfermagem Jéssica de Jesus Silva, 24. "Eu fui mesária em 2008. Trabalhei para substituir meu tio, que foi convocado e não pôde ir. Para mim foi tranquilo. Para falar a verdade, gostei muito", revela.

Assim como Jéssica, a enfermeira Luíza Sande Vieira, 28 anos, trabalhou como mesária em 2008, e já indicou o seu nome para trabalhar nas eleições 2012. "Quando eu trabalhei, da primeira vez, estava interessada nas vantagens (já que o trabalho de mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos). Entretanto, não achei o trabalho monótono. Pelo contrário, é engraçado e divertido", sugere. 

Seleção - De acordo com Estácio Souza Freire, chefe substituto da 19ª zona eleitoral da Bahia, a seleção dos mesários é realizada por meio de um sorteio eletrônico, realizado automaticamente por um programa das zonas, conhecido como Sistema Elo.

Conforme Estácio, caso o mesário não deseje continuar nos serviços, ele pode preencher um formulário, no dia do pleito, pedindo para que não haja convocação. "Aqui na 19ª zona, lidamos tranquilamente com as desistências, pois sempre há pessoas dispostas a contribuir com o processo eleitoral", salienta.

Entretanto, Estácio afirma que em outras zonas isso pode ser diferente. "Na 13ª (que agrega os bairros da Pituba e da Barra), por exemplo, tem-se dificuldade para selecionar mesários. Mesmo assim, tentamos não obrigá-los ao serviço, buscando quem possa ter interesse. Precisamos de profissionais dispostos, para evitar clima de animosidade nas seções" completa.

Para evitar o deslocamento do selecionados para o TRE, localizado no Centro Administrativo da Bahia, os treinamentos costumam ser realizados em uma escola central, próxima aos bairros dos mesários. O sorteio costuma ser feito em agosto e o treinamento, que é feito apenas uma vez, com duração de uma hora, é realizado em setembro.

Serviço|

Conforme o TRE, serão necessários 130 mil mesários para as eleições 2012. Estes profissionais devem suprir a demanda das 32.500 seções eleitorais da Bahia.

Os interessados em participar do projeto devem se cadastrar por meio do portal do TRE-BA (http://www.tre-ba.jus.br), nos cartórios de suas Zonas Eleitorais ou pelo Disk Mesário (71-3373-7273).

Vantagens|

1. Trabalhar como mesário serve como critério de desempate em concursos públicos;
2. O mesário, cuja faculdade tenha acordo com o TRE, ganha 30 horas a título de atividade extracurricular;
3. Em cada dia de prestação de serviço, o mesário ganha dois de folga. Esse critério também é válido para falta no dia de treinamento;
4. Os selecionados ganham R$ 22 por dia, para alimentação.

 

Veja mais...

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia